Aborto  
Panfleto “Aborto, por que precisamos conversar”
[Baixar PDF]
Descrição: O aborto precisa ser discutido por toda a sociedade. As conferências das Nações Unidas declaram o atendimento ao aborto como um direito sexual e reprodutivo das mulheres. Os direitos sexuais e reprodutivos são Direitos Humanos.

Cartaz “Aborto, por que precisamos conversar”
[Baixar PDF]
Descrição: A sociedade precisa ter mais e melhores informações sobre o aborto. O que é abortamento? O que é aborto espontâneo? O que aborto inseguro? Quais os fatores que contribuem para que as mulheres adoeçam e morram por conta do aborto no Brasil?

Cartilha "Aborto - Você já conversou sobre isso?" (Campanha contra a Morbi/Mortalidade Materna)
Descrição: Esta cartilha, elaborada em 1995, foi uma das primeiras publicações sobre o assunto e traz informações importantes sobre o aborto. Importante, por exemplo, saber que o aborto é a interrupção da gravidez de até 22 semanas completas (154 dias ou 5 meses e 2 semanas) e com produto da concepção pesando menos que 500g.

Fanzine "Em Conexão"
[Baixar PDF]
Descrição: Elaborado por mulheres jovens de comunidades indígenas, quilombolas, do interior de Pernambuco e do Grande Recife, a peça aborda o tema dos direitos reprodutivos em linguagem acessível e com indicações para quem quer saber mais sobre seus direitos.

Spots sobre aborto
[Baixar Spot 1]
[Baixar Spot 2]
[Baixar Spot 3]
[Baixar Spot 4]
[Baixar Spot 5]
Descrição: Spots sobre aborto seguro produzido por jovens pernambucanas. A série "Conhecer para transformar: infomações seguras sobre aborto seguro", é o resultado do projeto Transformar as ondas do rádio: informações seguras sobre aborto seguro, realizado pelo Grupo Curumim em parceria com o Clacai.




Contracepção de emergência
Minifolder 2009
[Baixar PDF]
Descrição: Material informativo para levar na carteira ou na bolsa. Se o método anticoncepcional falhar, se você sofrer violência sexual ou se a camisinha estourar é hora de usar a anticoncepção ou contracepção de emergência!

Diagnóstico da Contracepção de Emergência na Rede Municipal de Saúde do Recife
[Baixar PDF]
Descrição: Apresentação dos resultados, do processo de construção e das recomendações da pesquisa “Diagnóstico da Contracepção de Emergência na Rede Municipal de Saúde do Recife”, realizada entre junho e dezembro de 2003. O estudo foi feito pelo Grupo Curumim, em parceria com a Diretoria de Atenção a Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde do Recife e apoio do Pacific Institute for Women’s Health.

Cartaz “Contracepção ou anticoncepção – Um direito sexual e reprodutivo”
[Baixar PDF]
Descrição: O que é contracepção ou anticoncepção de emergência? Quais os métodos de barreira? Quais os métodos hormonais? Quais os métodos comportamentais? Quais os procedimentos irreversíveis?

Minifolder 2010
[Baixar PDF]
Descrição: Material informativo para levar na carteira ou na bolsa. Se o método anticoncepcional falhar, se você sofrer violência sexual ou se a camisinha estourar é hora de usar a anticoncepção ou contracepção de emergência!




Parteiras
“Mulheres e Parteiras – Cidadania e Direitos
Reprodutivos”

[À venda no Curumim] Neide | 81.3427.2023 | neidebatista@grupocurumim.org.br.
Descrição: Livreto elaborado por 30 parteiras de Pernambuco e do Pará. Elaborado através do projeto do PROSARE / CCR / CENAP, em 2005. Feito para ser distribuídos para parteiras de todo o Brasil e traz informações úteis sobre os direitos reprodutivos (prevenção de câncer de mama e de colo, violência contra a mulher, prénatal, planejamento familiar, aborto, parto e pós parto e direitos do recém nascido) para o dia a dia de trabalho das parteiras.

Folder: As Parteiras Pankararu recomendam: cuide de sua saúde e valorize sua tradição
Descrição: Folder elaborado para a população Pankararu, principalmente para mulheres em idade reprodutiva. Cuidados básicos de saúde e uso de ervas e outros cuidados tradicionais em saúde. Elaborado em parceria com CESE – Coordenadoria Ecumênica de Serviços.

Folder - "Melhoria de assistência ao parto domiciliar - uma responsabilidade do SUS"
[Baixar PDF]
Descrição: O parto domiciliar é uma opção da mulher, independentemente da sua situação socioeconômica, o que se constitui em um direito de escolha sobre o local e as pessoas que irão lhe assistir durante o parto. Traz informações sobre as responsabilidades dos níveis de gestão municipal, estadual e federal, em relação ao parto domiciliar assistido por parteira tradicional.

Livro da Parteira
Descrição: Livro interativo de apoio e consulta para as parteiras tradicionais. Traz conteúdos técnicos baseados na humanização do parto e nascimento. Elaborado em parceria com o Ministério da Saúde. Ano 2000.

Trabalhando com parteiras tradicionais
Descrição: Cartilha para profissionais de saúde que trabalham diretamente com as parteiras tradicionais. Traz dicas sobre como organizar encontros e oficinas com parteiras e um pouco da metodologia utilizada pelo Grupo Curumim. Elaborado em parceria com o Ministério da Saúde. Ano 2000.




Violência contra a mulher
Folder “Vamos conversar sobre violência contra a mulher” - 2009
[Baixar PDF]
Descrição: A violência contra a mulher é toda ação que causa sofrimento, danos físicos ou psicológicos a mulher, podendo causar a sua morte. As agressões podem ocorrer na forma de violência física, psicológica, sexual e patrimonial.

Cartilha "Viver sem violência: direito da mulher"
Descrição: Esta cartilha faz parte do projeto de capacitação oferecido a todo(a) servidor(a) da Saúde para acolher, cuidar e orientar as mulheres que vivem em situação de violência. Elaborada em parceria com a Diretoria de Atenção a Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde do Recife.




Saúde
Banner Câncer de mama – “Diagnóstico precoce do Câncer de Mama”
[Baixar PDF]
Descrição: O câncer de mama é, provavelmente, o tipo de câncer mas temido pelas mulheres, devido à sua alta freqüência e, sobretudo, pelos efeitos psicológicos, ele é relativamente raro antes dos 35 anos, mas têm o risco aumentado acima dessa faixa etária e sua incidência cresce rápida e progressivamente.

Banner Câncer de colo uterino – “Câncer de Colo uterino – Um problema de saúde pública
[Baixar PDF]
Descrição: Quais os sintomas? Quem deve fazer o exame? Quais os tratamentos? Quais os fatores de risco? O que devemos exigir dos serviços de saúde?

Cartaz Saúde mulheres lésbicas – “Lésbicas, saúde e direitos humanos”
[Baixar PDF]
Descrição: O que é Lesbianidade? O que é Lesbofobia? O que é visibilidade lésbica? O que é preconceito? Quais os cuidados de saúde e os direitos ao atendimento no SUS?




Vídeos
Parteiras, a magia da sobrevivência
[À venda no Curumim] Neide | 81.3427.2023 | neidebatista@grupocurumim.org.br.
Descrição: Neste vídeo as parteiras contam um pouco do seu cotidiano, falam do entendimento que têm do próprio trabalho e discutem seus dilemas e contradições. O documentário tem como principal objetivo apoiar a articulação entre as parteiras tradicionais, estimulando a reflexão sobre sua condição social e de gênero. Ano: 1992; Duração: 15 minutos; Direção: Ângela Mascelani; Produção: Grupo Curumim; Apoio: Unicef.

De parteira a parteira
[À venda no Curumim] Neide | 81.3427.2023 | neidebatista@grupocurumim.org.br.
Descrição: Este vídeo é um material complementar ao “Livro da Parteira”, elaborado pelo Grupo Curumim e o Ministério da Saúde para a capacitação das parteiras tradicionais, indígenas e quilombolas. Utilizando a linguagem da própria parteira, ele valoriza seus conhecimentos tradicionais e oferece a oportunidade de um aprimoramento dos saberes técnicos. Duração: 25 minutos; Direção: Stephanie Pommez; Produção: Grupo Curumim; Apoio: Ministério da Saúde.

Por que cesárea?
[À venda no Curumim] Neide | 81.3427.2023 | neidebatista@grupocurumim.org.br.
Descrição: Este vídeo foi produzido com o objetivo de levar a profissionais de saúde, mulheres e homens, uma visão clara, profissional e humana das necessidades reais, das indicações, das vantagens e desvantagens da cirurgia cesariana. Duração: 20 minutos; Direção: Ângela Mascelani; Produção: Grupo Curumim; Apoio: Unicef.

Publicação Mulheres Vivas
Descrição: Elaborada pelo Fórum de Mulheres de Pernambuco e coordenada pelo Grupo Curumim, essa publicação traz uma coletânea de textos sobre as ações, o processo de construção, os desafios e as conquistas do Fórum de Mulheres de Pernambuco no enfrentamento à violência contra a mulher.