O Grupo Curumim constitui-se como entidade civil feminista e antirracista, sem fins lucrativos ou econômicos, de âmbito nacional e duração ilimitada, com personalidade jurídica de direito privado, fundada em 11 de Agosto de 1989.

Seu Macro Objetivo é o fortalecimento da cidadania das mulheres, em todas as fases de sua vida, através da promoção dos Direitos Humanos; da saúde integral; dos direitos sexuais e dos direitos reprodutivos, sob a perspectiva da igualdade étnico-racial e de gênero, da justiça social e da democracia.

O Grupo Curumim conta com apoio técnico de um Conselho Consultivo formado por profissionais e especialistas da área de comunicação, educação, saúde e ciências sociais e de representações do público beneficiado direto de sua ação como parteiras, jovens, mulheres vivendo com AIDS, mulheres lésbicas, negras, dentre outras. Integram o Grupo Curumim mulheres jovens e adultas, com cursos universitários, pós-graduação e técnicos, estudantes do nível superior, médio e fundamental. O grupo de sócias efetivas e colaboradoras vem conduzindo para uma gestão de forma colegiada.