As atividades do Grupo Curumim estão vinculadas aos cinco Programas Institucionais, os quais são descritos abaixo:

 

Qualidade e Humanização da atenção integral à saúde da mulher

Tornamo-nos referência no Brasil sobre questões da humanização da assistência obstétrica e morte materna. O programa já capacitou mais de 3 mil profissionais em Pernambuco e no Brasil. São profissionais de diversas áreas de atuação na saúde, incluindo profissionais que trabalham com o atendimento às mulheres vítimas de violência e profissionais da atenção primária do SUS.

Cunhatã (Adolescente em Tupi Guarani)

O Programa Cunhatã desenvolve ações educativas e de formação política dirigida às mulheres, adolescentes e jovens para o exercício da cidadania e ampliação dos direitos civis, sociais, econômicos, políticos e culturais. O Programa desenvolveu, durante os anos de 2002 a 2009, uma metodologia de trabalho de formação cidadã e política, visando, especialmente, a participação política das meninas e mulheres, bem como sua autonomia social e econômica. Vem trabalhando com gestores e profissionais da Educação Pública para a qualificação no campo dos Direitos Humanos, Cidadania, Saúde e Direitos Sexuais e Reprodutivos.

Parteira

O Programa Parteira propõe e incide nas definições de políticas públicas de saúde para a inclusão do parto domiciliar assistidos por parteiras tradicionais no conjunto da atenção integral à saúde da mulher no Brasil. O projeto já trabalhou com mais de 3 mil parteiras tradicionais, indígenas, quilombolas, benzedeiras, rezadoras e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) em todas as regiões do país. Entre 2000 2010 desenvolveu a metodologia e proposta de abordagem com as questões do parto domiciliar assistidos por parteiras tradicionais e essa metodologia é adotada pelo Ministério da Saúde do Brasil.

Comunicação

Este programa tem como principal objetivo democratizar a informação e facilitar a relação entre o Grupo Curumim e os meios de comunicação, e, dessa forma, poder qualificar e inserir na agenda pública, temáticas relativas à justiça social, igualdade de gênero e melhoria da qualidade de vida das mulheres. As ações de comunicação são realizadas através da articulação com redes locais e nacionais e, institucionalmente, reforçando as relações entre os projetos, às entidades parceiras e a sociedade em geral.

Desenvolvimento Institucional

O programa de Desenvolvimento Institucional realiza ações que buscam a ampliação das capacidades institucionais por meio da formação e constante atualização das profissionais e da equipe. O Grupo Curumim faz seu planejamento estratégico continuamente que permite refletir e aproximar o fundamento da vida associativa e legitimar as atividades da ONG.