Articulação no Ministério da Saúde
Grupo Curumim e outras representações feministas se reúnem com Secretaria de Atenção Primária em Saúde
Leia Mais
Em decisão, STJ reitera:
Profissional de saúde é “confidente necessário” e é proibido de denunciar pessoa que faz aborto
Leia Mais
Grupo Curumim e ISC
lançam estudo sobre barreiras ao aborto legal durante pandemia de COVID-19 na Bahia
Leia Mais
Previous slide
Next slide
Articulação no Ministério da Saúde...
Leia Mais
Em decisão, STJ reitera:
Leia Mais
Grupo Curumim e ISC...
Leia Mais
Previous slide
Next slide

Notícias

Quem

somos

Quem somos

A razão social do Grupo Curumim foi inspirada na palavra Kuru’mi, da língua indígena tupi-guarani, que significa criança, filha(o) de indígena. Evocação de nossas origens. Alusão a um jeito de nascer e de viver, o ser criança.

Nascemos da indignação da médica Islene Carvalho (in memoriam), da parteira Sueli Freitas, da terapeuta holística Djanira Ribeiro e da parteira, cineasta e tradutora Sarah Bradley, que a partir de suas experiências pessoais com o parto e a maternidade decidiram desenvolver um projeto feminista de atenção à saúde das mulheres, partindo para a participação política no campo da saúde pública no Brasil, em particular nas Regiões Norte e Nordeste.  

O Grupo Curumim nasceu para enfrentar e desafiar o modelo de atenção instalado e para ajudar na sua transformação. Ao longo de seus 33 anos de trabalho, tem trabalhado com as questões que envolvem a assistência à saúde reprodutiva, atendimento ao aborto e ao parto, e às mulheres vítimas de violência, inclusive para o atendimento ao aborto legal e tornamo-nos referência no Brasil quanto à humanização da assistência obstétrica. 

Fazemos parte do Consórcio LatinoAmericano Contra o Aborto Inseguro (CLACAI), da Frente Nacional contra a criminalização das mulheres e pela legalização do aborto e da Frente Pernambuco pela Legalização do Aborto, dos grupos formados de articulação e incidência nos comitês de estudo e prevenção da morbidade e mortalidade materna (Pernambuco, Recife e Olinda) e da Articulação Permanente de Enfretamento à Violência Contra a Mulher/PE. CSW – Ação coletiva na Comissão da ONU sobre a Situação das Mulheres.

Eixos e

Programas

Eixos e Programas

Em 2022, o Grupo Curumim completou 33 anos de fundação. De lá pra cá, ampliou suas ações e revisitou estratégias para acompanhar os tempos, mas nunca perdeu sua essência, mantendo firme a luta por direitos inegociáveis para a qualidade de vida das meninas e mulheres, por um Brasil que tenha como prioridade a igualdade e equidade no acesso aos direitos humanitários. 

Em seu Planejamento Estratégico para o triênio 2021-2023, a equipe reestruturou o conjunto dos Eixos de Atuação, entendendo como Eixos, as linhas de lutas, de horizontes que se vislumbram no cotidiano do Grupo. São eles:

  • Enfrentamento as desigualdades de gênero e classe
  • Enfrentamento ao Racismo
  • Direito à Saúde integral e equânime
  • Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos
  • Direito à educação: Laica, antirracista, com respeito à diversidade
  • Democratização da comunicação
  • Geração de Renda e empoderamento das mulheres
  • Fortalecimento dos feminismos

As estratégias de ação do Grupo Curumim estão focadas em três pilares: Formação, Comunicação, Advocacy e Incidência Política, com atividades definidas a partir dos objetivos de cada um dos seis Programas. São eles:

Articulação Política: Desenvolver ações de incidência política e advocacy para o fortalecimento da cidadania das meninas e mulheres, dos movimentos feministas e antirracistas, de forma direta ou em parceria com ONGs, comitês, articulações, fóruns, redes, entre outros movimentos sociais.

Comunicação: Este programa tem como principal objetivo democratizar a informação, adotando a comunicação como estratégia política para enfrentamento das desigualdades, de afirmação dos Direitos Humanos das mulheres, adolescentes e jovens e de fortalecimento da comunicação interna. As ações de comunicação são realizadas através da articulação com organizações parceiras, com redes locais, nacionais e internacionais.

Cunhatã: O programa Cunhatã desenvolve ações educativas e de formação técnica e política para o exercício da cidadania e ampliação dos direitos civis, sociais, econômicos, políticos e culturais às mulheres, às adolescentes e jovens.

Saúde e Sexualidade: Fomentar ações e políticas de saúde sexual e reprodutiva, voltada a melhorias de qualidade das redes de atenção à saúde e educação; e realizar acolhimento e orientação na perspectiva do cuidado e promoção dos direitos e da justiça reprodutiva.

Parteiras: Contribuir para a visibilidade e articulação das parteiras tradicionais, indígenas e quilombolas que promova o reconhecimento dos seus direitos sociais, econômicos, culturais, civis e políticos e a melhoria da atenção ao parto domiciliar, sua articulação com a rede de assistência e de vigilância do Sistema Único de Saúde (SUS).

Desenvolvimento Institucional: Fortalecer a instituição e ampliar as capacidades de sustentabilidade técnicas, políticas, administrativas e financeiras, implementando a política geral da organização conforme seu estatuto e regimento interno.

Biblioteca

Conheça nosso instagram:

Já conhece o nosso insta?

Confira nossos vídeos

Conheça o nosso canal no Youtube e tenha acesso a nosso conteúdo em vídeo

Assista os nossos vídeos

Conheça o nosso canal no Youtube e tenha acesso a nosso conteúdo em vídeo

Nossas parcerias

fone

+55 81 3427-2023 

+55 81 3427-9100

 
 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

© Copyright 2021, Maúna Comunicação – All right reserved

Para acessar o nosso conteúdo, faça o seu login